Louvre Abu Dhabi

Este museu foi inaugurado em 2017 pelo presidente francês Emmanuel Macron e pelos principais líderes dos Emirados Árabes Unidos.

O Abu Dhabi pagou uma fortuna – 523 milhões de dólares – para que este museu tivesse o seu nome associado ao Louvre por 30 anos e fosse estabelecida colaboração ao nível da formação técnica, algo que foi aprovado pelo parlamento francês em 2007.  Adicionalmente foi paga ao Louvre a quantia de 725 milhões de dólares para cedência de peças a título de empréstimo.

O museu está hospedado num arrojado complexo desenhado e construído de raiz para o efeito, desenvolvido com base nos planos do arquitecto francês Jean Nouvel, sendo administrado pela Autoridade do Abu Dhabi para o Turismo e Cultura.

Visto de longe o museu parece ser uma cúpula flutuante, tendo uma textura em forma de teia que permite o máximo aproveitamento de luz natural. Tem uma área total de 24 mil metros quadrados, dos quais 6 mil metros quadrados são usados pela exposição permanente, com mais 2 mil metros quadrados reservados para exposições temporárias.

Categorias Abu Dhabi