Mesquita Sheikh Zhayed em Abu Dhabi

Se no Dubai encontramos o edifício mais alto do mundo, em Abu Dhabi foi construída uma das mais bonitas mesquitas contemporâneas.

Os trabalhos iniciaram-se em 1996 e terminaram no final de 2007, seguindo o plano do arquitecto sírio Yousef Abdelky, que se inspirou nos estilos persa, mughal e macedónio, mas também no mouro, como se pode observar nas arcadas, e no árabe, que deu forma aos minaretes.

A escolha de materiais incidiu sobre os brancos, o que confere uma alvura notável ao complexo. A mesquita tem um comprimento de 420 metros e uma largura de 290 metros. Tem um total de 82 cúpulas, elevando-se as mais altas a 85 metros, enquanto os seus quatro minaretes têm uma altura de 107 metros. Pode receber cerca de 41 mil fiéis em simultâneo.

O pátio principal foi pavimentado com mármore decorativo, em motivos florais, sendo a maior área do mundo coberta com aquele material. Também o tapete da sala de orações tem dimensões notáveis: tem 5,627 m2 e pesa 35 toneladas. Os candelabros que a iluminam são compostos por milhões de cristais Swarowski e as 96 colunas que suportam a estrutura são de mármore branco com adornos a madre-pérola.

O projecto foi iniciado pelo falecido presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, que se encontra sepultado num mausoléu integrado no complexo da mesquita.

A mesquita pode ser visitada, gratuitamente, entre as 9:00 e as 22:00, excepto às Sextas-feiras, quando o horário é reduzido para o período 16:30 – 22:00. Existem diversas visitas guiadas ao longo do dia.



Alojamento nos Emirados Árabes Unidos


Booking.com
Emirates Palace Hotel